SEQUESTRO DOS URUGUAIOS – REPORTAGENS
No final da década de 70, durante a Ditadura Militar, um casal de Uruguaios, Lilián Celiberti e Universindo Diáz, juntamente com os dois filhos de Lilián, Camilo e Francesca, foram sequestrados em solo brasileiro.
Esse caso configurava mais uma ação da Operação Condor, arma de repressão das ditaduras do Conesul que atuou no sequestro, tortura e assassinato de vários opositores aos sistemas ditatoriais da época.
No entanto, antes que a operação do Sequestro dos Uruguaios se completasse, o jornalista Luíz Cláudio Cunha, diretor da sucursal da revista Veja de Porto Alegre e o fotojornalista João Baptista Scalco descobriram que algo de errado estava acontecendo.
Dessa forma, durante 82 semanas, os dois e mais uma equipe de repórteres trabalharam incessantemente até desmascararem a operação em solo gaúcho.
A série de reportagens foi publicada na Revista Veja e tornou-se um marco na história brasileira, uma vez que foi a única vez em que a Operação Condor falhou. Nessa oportunidade, os bastidores da operação vieram à tona, deflagrando a coligação entre as ditaduras militares do Brasil e do Uruguai.
Em 1979, os dois repórteres receberam o Prêmio Esso de Jornalismo, o mais importante programa de reconhecimento de mérito dos profissionais da Imprensa Brasileira.
REPORTAGENS ORIGINAIS:
Seguem abaixo pequenos scans de das algumas reportagens produzidas sobre o caso  publicadas na Revista Veja de 1978 a 1980.
Para vê-las com melhor qualidade e lê-las na íntegra, acesse o Acervo Digital da revista Veja e procure a reportagem que deseja pela data. No site você encontrará todas as reportagens da série digitalizadas a partir de seu formato original.



0 Responses to “Reportagem”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: